quarta-feira, 24 de junho de 2020

CAMPEÃO DO "MATUTÃO"( SALVINO DAMIÃO NATURAL DE MARCELINO VIEIRA RN) FEZ HISTÓRIA NO CEARÁ FEZ


Ele foi destaque no gol da seleção da cidade de Pau dos Ferros, que conquistou o primeiro Campeonato de Futebol do Interior do Rio Grande do Norte, também chamado de "Matutão", em 1971. O personagem em referência é o goleiro Salvino Damião Neto, potiguar nascido na cidade de Marcelino Vieira, no dia 7 de novembro de 1955. 

 Após a conquista do Matutão, com apenas 16 anos, Salvino foi trazido para Natal pela diretoria do Alecrim Futebol Clube, onde jogou pelas categorias de base do alviverde. Isso em 1972. Em 1973, foi transferido para o Sport de Recife, onde fez o primeiro contrato como profissional. 



                               

 De acordo com site O Gol, ao sair do Sport, Salvino andou pelo Botafogo de João Pessoa e Ferroviário do Ceará até parar no Fortaleza, por quem foi campeão em 1982, 83 e 85. No ano seguinte, se transferiu para o rival Ceará, onde conquistou o título cearense de 1986. 


 Em 1987, já com quatro títulos de campeão na bagagem, Salvino voltou a Natal, onde defendeu o ABC. Aqui, em uma partida do Estadual contra o Riachuelo, o grande goleiro foi protagonista de uma cena lamentável: inconformado com a marcação de um pênalti, "perdeu a cabeça" e agrediu fisicamente o árbitro Barros Neto. 


                                    
 No outro ano, isto é, em 1988, o goleirão deixa a capital potiguar e volta ao estado do Ceará, onde defende o Tiradentes. Em 1989, joga no Maranhão, depois volta a vestir a camisa do Fortaleza, em 1990 e 1991, e em 1992 joga ainda no Icasa e no Capela, onde encerrou a carreira. 


 Salvino faleceu em 28 de julho de 2018, aos 62 anos de idade, em decorrência de problemas hepáticos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Paz, em Fortaleza.

 Foto: divulgação Por Manoel Cirilo - Esporte Amador 


Via Esporte JPenhense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário