sexta-feira, 5 de julho de 2019

CHEGANDO A HORA DA VERDADE


Manancial x Barcelona decidem neste sábado, 06, as 18:00 h, o título da Copa Primo Fernandes 2019. Será mais uma final inédita e que envolve uma equipe potiguar e outra paraibana, o que vem acontecendo muito nos últimos anos. 

 De 2012 para cá, último ano onde tivemos duas equipes do RN decidindo a competição, no caso Palmeiras de Major Sales e Real Madrid de Tenente Ananias.

 De lá para cá, teve sempre paraibanos na final, na grande maioria com um representante, a única vez onde duas equipes da Paraíba decidiram a competição foi em 2016 com Uiraúna e Cruzeiro de Sousa.  

Na última edição (2018) o título foi decidido entre Paraíba x RN. 2016 e 2018, foram os únicos anos onde tivemos equipes do RN de fora da final.

 Essa é a décima sétima edição, e o futebol de Major Sales chega a décima segunda final, ficando de fora de apenas 5 finais, conquistou 7 títulos e foi vice outras 4 vezes, todas elas com a equipe do Palmeiras.

 De 2010 para cá, sempre que uma equipe de Major Sales chegou a final, foi campeão, e o Manancial chegou a final em 2017, conquistando o título, aliás, a equipe da casa que detém praticamente todo o elenco do antigo Palmeiras que participa da competição pela segunda vez, já é 100% em chegar a final, agora luta também para manter a marca em títulos. 

 Mas a equipe do artilheiro Tonho não terá vida fácil, pois do outro lado encontra um time muito bem montado, o Barcelona de Poço de José de Moura que conta com bons jogadores da cidade, e reforços providenciais que contribuíram de forma decisiva para a equipe chegar a essa grande final.

 E um desses reforços é justamente Esquerdinha, um dos grandes jogadores da história recente do futebol paraibano, com passagem por várias equipes do futebol nacional e internacional, e atualmente no Ferroviário de Fortaleza, onde disputa a série C do campeonato Brasileiro. 

 O uiraunense que só estreou na equipe a partir das oitavas de final, foi de fundamental importância para a equipe de Poço José de Moura na campanha até a final, fazendo 4 gols em dois jogos, ajudando a eliminar equipes como Cruzeiro de Sousa, onde ele fez os três gols na vitória por 3 x 1, e Icó, onde marcou um gol na vitória por 2 x 1.

 Na semifinal, o time do Barcelona que não contou com Esquerdinha, que se encontrava na reapresentação ao time cearense, mesmo assim empatou em 1 x 1 com o Poço Dantas e levou a melhor nas penalidades. 

 A classificação do Barça sem Esquerdinha foi sentida com certo alívio para os torcedores da equipe, pois até agora não se sabe se ele virá para o jogo deste sábado, e a equipe com ou sem ele, terá que dá o melhor de si e aproveitar essa grande chance de colocar a equipe no seleto grupo dos campeões.

 Até a atualização dessa matéria a participação do atleta ou ausência não foi confirmada, por tanto, o mistério fica no ar.

 Campanhas

 O time da casa tem a melhor campanha da competição, em 7 jogos conquistou 6 vitórias e 1 empate, marcou 20 gols (Melhor ataque), e sofreu 4. 

 A equipe do Barcelona com a mesma quantidade de jogos, venceu apenas 4 vezes empatando outras 3, como citamos antes ainda não perdeu, marcou 12 gols e sofreu 5. 

 Artilharia. 

 Uma coisa já pode se dizer que está definida nessa competição, a artilharia de Tonho que já tem 14 gols marcados, empatando com André que em 2014 chegou a essa mesma marca. É um gol a menos do recorde da competição, que também foi estabelecida naquele ano, 15 gols, marcados por Arthur, que hoje defende o Manancial e na época era jogador do Uiraúna. 

 Tonho pode escrever mais um capítulo na história quebrando esse recorde. 

 Defesa.

 A disputa pelo goleiro menos vazado está em aberto, o time paraibano sofreu 5 gols, e o da casa 4, mas não é a melhor defesa da competição, no momento essa condição vem sendo do Poço Dantas que sofreu apenas 3 gols até aqui. 

 Como falamos, a disputa está aberta, pois os três goleiros estarão em ação neste sábado, pois além da grande final marcada para as 18:00, terá antes a disputa de terceiro lugar entre Popular x Poço Dantas. 

 Não esqueçam, sábado, as 16:00 h, disputa de terceiro lugar entre Popular x Poço Dantas, em seguida, a grande final entre Manancial x Barcelona. 


Copa Primo Fernandes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário