terça-feira, 26 de maio de 2020

TRAJETÓRIA DE SUCESSO, JARDINHA ATLETA JAGUARIBANO


O jaguaribano Jardinha ao lado de Gil. Ambos jogaram juntos no Afagu/Russas.

O Blog Esporte Jaguaribe vai relembrar a trajetória de um dos grandes nomes da história do esporte jaguaribano e que representou o futsal de Jaguaribe a nível estadual e nacional. 



 Estamos falando de Jader Fernandes de Oliveira, ou simplesmente Jardinha. Ele é filho do saudoso Antônio Oliveira Paulino (Toinho de Raposinha) um dos maiores nomes da história do esporte no município. 



 Sua família tem uma ligação muito forte com o esporte. Seu irmão Nenê é atleta de futsal e de futebol e suas irmãs Diana e Ianny são atleta de handebol e professora de Educação Física, respectivamente. 


 Outro membro da família que é ligado ao esporte é Robinho que foi atleta de handebol e voleibol. Atualmente ele reside no Rio de Janeiro.



 Jardinha começou sua trajetória treinando e atuando na Escola Carmela Dutra. O seu pai foi o grande incentivador no início de carreira. 



 Sua primeira equipe em Jaguaribe foi o Palmeiras onde foi campeão municipal. Mas foi no JK em que ele se destacou e daí surgiu a oportunidade atuar fora de Jaguaribe, mais precisamente na seleção de Tabuleiro do Norte onde conquistou o Intermunicipal em 2002. Foi o último título de Tabuleiro nessa competição. 



 Atuando em Jaguaribe, ele foi bicampeão jaguaribano, tricampeão da Copa JK e ainda bicampeão da Copa Pró Álcool, além de títulos dos Jogos do Vale pelas seleções de Russas e Jaguaribe. 


 No ano seguinte disputou pela primeira vez o Campeonato Cearense de Futsal defendendo a equipe de Camocim que tinha conquistado bicampeonato estadual (2001 e 2002). Na edição de 2003 o time camocinense ficou com o vice ao perder o título para o Ceará. 


 Em 2006 veio o primeiro título do Campeonato Cearense defendendo o Afagu/Russas. Na final o time venceu o Ceará nas duas partidas (7 a 3 e 3 a 2). O título fez com que a equipe disputasse a Taça Brasil de Futsal em 2007. 

Afagu/Russas campeão do Campeonato Cearense em 2006.


  Pelo time russano, Jardinha atuou ao lado de grandes nomes do futsal cearense como Deividy Hadson (atual técnico do Ceará), Reginaldo (campeão cearense em 2019 pelo Ceará), Gil e os gêmeos Flávio e Fábio Barbosa.


 Ainda em 2006, o time ainda conquistaria a Liga Nordeste de Futsal que o credenciaria para a disputa da Superliga de Futsal que aconteceu em Fortaleza e Horizonte, ambos no Ceará.

Afagu/Russas campeão da Liga Nordeste em 2006. Jardinha é o primeiro da esquerda pra direita agachado.

Na competição que contou com grandes equipes do futsal nacional, o Afagu/Russas chegou até as semifinais onde acabou sendo eliminado pela Malwee/Jaraguá (SC) que contava com o craque Falcão. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e o time catarinense avançou a final por ter melhor campanha.


 Pelo Afagu, Jardinha ainda o enfrentaria novamente na Taça Brasil de Futsal em 2007 na cidade de Teresópolis (RJ) e novamente o confronto terminou empatado. Jardinha falou o seguinte ao blog sobre enfrentar Falcão: "Jogar contra os melhores do mundo não tem explicação." 


 Cinco anos depois em 2011, o Afagu/Russas repetiria o feito de ser campeão estadual com Jardinha no seu elenco. Na decisão o time venceu o Alto Santo na única final entre equipes do Vale do Jaguaribe na história da competição. Com isso ele se tornou o único jaguaribano a ser bicampeão cearense e da Liga Nordeste de Futsal. 


 No futsal cearense, Jardinha ainda teve passagens por Ceará, Fortaleza, Tianguá, Viçosa e Jaguaruana. 


 O atleta jaguaribano não conquistou títulos apenas no Ceará. Fora do estado, ele também levantou vários troféus como os campeonatos de Areia Branca, Almino Afonso e Afonso Bezerra (todos no Rio Grande do Norte) e o Regionalito em Medianeira, no Paraná. 




 No futebol de campo, Jardinha foi bicampeão do Campeonato Limoeirense. Após anos como atleta, Jardinha se tornaria treinador. 


 Como treinador conquistou títulos importantes como o Campeonato Jaguaribano de Futsal pelo Jaguaribe Griffes (2016), Intervale (2017), Jogos do Vale (2015), além de títulos em competições realizadas em Orós, Jucás, Icapuí e Jaguaribara.

Seleção de Jaguaribe no Campeonato Cearense de Futsal em 2018 sob o comando de Jardinha.


 Seleção de Jaguaribe no Campeonato Cearense de Futsal em 2018 sob o comando de Jardinha. Treinou a seleção de Jaguaribe no Campeonato Cearense de Futsal em 2018 e levou a seleção de Orós a fase final do Intermunicipal em 2015. Atualmente comanda a equipe do Red's de Pereiro na Copa Estado do Ceará na qual o time lidera o Grupo A com 9 pontos em 3 jogos. A competição está suspensa por causa do coronavirus.


Fonte Esporte Jaguaribe Por Jefferson Calixto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário