O jaguaribano Jardinha ao lado de Gil. Ambos jogaram juntos no Afagu/Russas. |
O Blog Esporte Jaguaribe vai relembrar a trajetória de um dos grandes nomes da história do esporte jaguaribano e que representou o futsal de Jaguaribe a nível estadual e nacional.
Estamos falando de Jader Fernandes de Oliveira, ou simplesmente Jardinha. Ele é filho do saudoso Antônio Oliveira Paulino (Toinho de Raposinha) um dos maiores nomes da história do esporte no município.
Sua família tem uma ligação muito forte com o esporte. Seu irmão Nenê é atleta de futsal e de futebol e suas irmãs Diana e Ianny são atleta de handebol e professora de Educação Física, respectivamente.
Outro membro da família que é ligado ao esporte é Robinho que foi atleta de handebol e voleibol. Atualmente ele reside no Rio de Janeiro.
Jardinha começou sua trajetória treinando e atuando na Escola Carmela Dutra. O seu pai foi o grande incentivador no início de carreira.
Sua primeira equipe em Jaguaribe foi o Palmeiras onde foi campeão municipal. Mas foi no JK em que ele se destacou e daí surgiu a oportunidade atuar fora de Jaguaribe, mais precisamente na seleção de Tabuleiro do Norte onde conquistou o Intermunicipal em 2002. Foi o último título de Tabuleiro nessa competição.
Atuando em Jaguaribe, ele foi bicampeão jaguaribano, tricampeão da Copa JK e ainda bicampeão da Copa Pró Álcool, além de títulos dos Jogos do Vale pelas seleções de Russas e Jaguaribe.
No ano seguinte disputou pela primeira vez o Campeonato Cearense de Futsal defendendo a equipe de Camocim que tinha conquistado bicampeonato estadual (2001 e 2002). Na edição de 2003 o time camocinense ficou com o vice ao perder o título para o Ceará.
Em 2006 veio o primeiro título do Campeonato Cearense defendendo o Afagu/Russas. Na final o time venceu o Ceará nas duas partidas (7 a 3 e 3 a 2). O título fez com que a equipe disputasse a Taça Brasil de Futsal em 2007.
Afagu/Russas campeão do Campeonato Cearense em 2006. |
Pelo time russano, Jardinha atuou ao lado de grandes nomes do futsal cearense como Deividy Hadson (atual técnico do Ceará), Reginaldo (campeão cearense em 2019 pelo Ceará), Gil e os gêmeos Flávio e Fábio Barbosa.
Ainda em 2006, o time ainda conquistaria a Liga Nordeste de Futsal que o credenciaria para a disputa da Superliga de Futsal que aconteceu em Fortaleza e Horizonte, ambos no Ceará.
Afagu/Russas campeão da Liga Nordeste em 2006. Jardinha é o primeiro da esquerda pra direita agachado. |
Na competição que contou com grandes equipes do futsal nacional, o Afagu/Russas chegou até as semifinais onde acabou sendo eliminado pela Malwee/Jaraguá (SC) que contava com o craque Falcão. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e o time catarinense avançou a final por ter melhor campanha.
Pelo Afagu, Jardinha ainda o enfrentaria novamente na Taça Brasil de Futsal em 2007 na cidade de Teresópolis (RJ) e novamente o confronto terminou empatado. Jardinha falou o seguinte ao blog sobre enfrentar Falcão: "Jogar contra os melhores do mundo não tem explicação."
Cinco anos depois em 2011, o Afagu/Russas repetiria o feito de ser campeão estadual com Jardinha no seu elenco. Na decisão o time venceu o Alto Santo na única final entre equipes do Vale do Jaguaribe na história da competição. Com isso ele se tornou o único jaguaribano a ser bicampeão cearense e da Liga Nordeste de Futsal.
No futsal cearense, Jardinha ainda teve passagens por Ceará, Fortaleza, Tianguá, Viçosa e Jaguaruana.
O atleta jaguaribano não conquistou títulos apenas no Ceará. Fora do estado, ele também levantou vários troféus como os campeonatos de Areia Branca, Almino Afonso e Afonso Bezerra (todos no Rio Grande do Norte) e o Regionalito em Medianeira, no Paraná.
No futebol de campo, Jardinha foi bicampeão do Campeonato Limoeirense. Após anos como atleta, Jardinha se tornaria treinador.
Como treinador conquistou títulos importantes como o Campeonato Jaguaribano de Futsal pelo Jaguaribe Griffes (2016), Intervale (2017), Jogos do Vale (2015), além de títulos em competições realizadas em Orós, Jucás, Icapuí e Jaguaribara.
Seleção de Jaguaribe no Campeonato Cearense de Futsal em 2018 sob o comando de Jardinha. |
Seleção de Jaguaribe no Campeonato Cearense de Futsal em 2018 sob o comando de Jardinha.
Treinou a seleção de Jaguaribe no Campeonato Cearense de Futsal em 2018 e levou a seleção de Orós a fase final do Intermunicipal em 2015. Atualmente comanda a equipe do Red's de Pereiro na Copa Estado do Ceará na qual o time lidera o Grupo A com 9 pontos em 3 jogos. A competição está suspensa por causa do coronavirus.
Fonte Esporte Jaguaribe Por Jefferson Calixto
Nenhum comentário:
Postar um comentário